HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

O Colégio Objetivo sempre trabalhou as habilidades socioemocionais de maneira informal. Agora, essa vertente é desenvolvida por meio de um projeto que vai desde a Educação Infantil até o 8° ano do Ensino Fundamental 2.

Após um amplo estudo, concluiu-se que o bem-estar pode ser ensinado, resultando em qualidades como a empatia, o amor ao próximo, o engajamento e as boas relações sociais.

Na Educação Infantil, por exemplo, foram adotados materiais que trabalham valores e emoções. Através de histórias, as professoras conduzem as crianças a expor o que estão sentindo e a reconhecer outros sentimentos.

A Escola dividiu durante muito tempo o que o ser humano aprende e o que ele sente. A proposta do Programa de Habilidades Socioemocionais é mostrar que o ser humano é completo. Não adianta ter divisões para o conhecimento: todos são dotados de razão e emoção, que estão interligados o tempo todo.

Para as crianças da Educação Infantil e Fundamental 1, o Projeto Valores trabalha as emoções pessoais, ao mesmo tempo em que identifica sentimentos alheios.

Dentro do Programa de Habilidades Socioemocionais são trabalhadas várias vertentes como as cinco competências emocionais e as aptidões do século XXI: incentivar forças no caráter enaltecendo as qualidades da criança, como empatia, amor ao próximo, engajamento, bem estar e relações sociais.