TCS

Não é segredo para ninguém que os trabalhos científicos, metodologia e monografias representam um dos maiores temores para os estudantes - especialmente os de Ensino Técnico ou Superior. No entanto, no Colégio Objetivo, esse desafio começa a ser trabalhado desde o 6° ano do Ensino Fundamental II, por meio de Trabalhos de Conclusão de Série (TCS).

Mais do que familiarizar o adolescente com a metodologia científica, a proposta é introduzir o aluno no campo da pesquisa, fazendo-o pensar em soluções para problemas corriqueiros. O TCS surge com uma proposta distinta. Ao invés de utilizar apenas as ferramentas de busca de internet - o que resulta em textos copiados, sem muita eficácia na aprendizagem - o adolescente é levado a um debate sobre temas do cotidiano, tais como mobilidade urbana, segurança, cultura, saúde, educação etc.

O aluno deve, então, trazer esses temas para a sua realidade e apresentar propostas de melhoria. O trabalho dura o ano inteiro, e é desenvolvido por etapas. A iniciativa é ousada. O importante é que o TCS gere trabalhos que possam servir à sociedade, sendo apresentados em reuniões de bairro, audiências públicas e até mesmo diante do Poder Público.

Ao mesmo tempo que o estudante se familiariza com as pesquisas, ele compreende a utilidade e profundidade do universo das pesquisas.