TRABALHO EM GRUPO

O trabalho em grupo é umas das principais ferramentas utilizadas nas salas de aula do Colégio Objetivo para desenvolver a empatia e a cooperação. A percepção da importância dessas atividades faz com que algumas realidades importantes sejam desempenhadas. No Fundamental 2, por exemplo, uma nova dinâmica é inserida. Baseado nas relações interpessoais, e tendo em vista já o mercado de trabalho, nessa etapa, muitas vezes, os alunos não escolhem com quem trabalharão. A definição de montagem dos grupos parte dos professores.

A intenção é preparar o aluno para o mundo corporativo, onde não é possível selecionar as pessoas com quem as tarefas diárias são compartilhadas. É preciso se organizar, amadurecer nos relacionamentos e aprender a lidar com as divergências.

Os estudantes são avaliados individualmente e, também, pelo desempenho do grupo. Cada aluno responde perguntas ou faz uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o que faz com que todos os integrantes do grupo se engajem e se auxiliem.

Isso traz uma série de benefícios como cooperação, empatia, organização, disciplina e senso de propósito. O aluno aprende a estabelecer metas. A intervenção do professor é muito pequena, pois ele deixa os alunos livres para trabalhar e se organizar. Essas pequenas intervenções são geralmente para corrigir comportamento e dar explicações pedagógicas, proporcionando mais autonomia ao aluno.

Entre o professor e o material há ainda outro viés pedagógico, onde o aluno participa ativamente daquilo que é feito em sala de aula. Ele não só mantém uma relação com o professor e com o material, mas também com os colegas. Dessa forma, o estudante é visto como participante do conteúdo, não apenas como uma figura passiva na sala de aula.

Toda a metodologia aplicada é baseada em estudos da Universidade de Stanford, realizados pela Dra Rachel Lotan.